23 de fevereiro de 2023

8 plantas prejudiciais para a saúde dos animais

Provavelmente já sabia que existem plantas perigosas para a saúde dos nossos animais de estimação. 🪴 Mas será que sabe quais são essas plantas e que consequências podem trazer? Descubra tudo no post de hoje!

1️⃣ Tulipas - as tulipas libertam toxinas que estão concentradas maioritariamente no seu bolbo. Estas toxinas são especialmente perigosas para os gatos, causando problemas no sistema gastrointestinal e no sistema nervoso central.

2️⃣Antúrios - contêm cristais de oxalato de cálcio que causam dor e irritação na boca e na garganta, obstrução das vias respiratórias e, em casos mais graves, perda de apetite e paralisia da língua.

3️⃣ Hortênsias - são potencialmente perigosas uma vez que pode ser encontrado cianeto de hidrogénio em todas as partes da planta. A sua ingestão causa vómitos e diarreia. Em situações raras, pode provocar convulsões, letargia e, eventualmente, coma.

4️⃣ Lírios - podem provocar irritação nos olhos, dificuldade em engolir, graves problemas respiratórios e, ainda, alterações nas funções renal e neurológica dos animais de estimação.

5️⃣ Jacintos - a ingestão do bolbo desta flor provoca vómitos e, ainda, diarreia com sangue.

6️⃣ Violetas - estas flores apresentam partes tóxicas que provocam queda na pressão arterial, dificuldades respiratórias, náuseas e, ainda, gastrites severas.

7️⃣ Difembáquia - mais uma vez, o oxalato de cálcio é o responsável pela toxicidade desta planta. Causa irritação da língua e lábios e fotofobia. Em situações mais graves, pode causar dificuldades respiratórias e até mesmo levar à morte.

8️⃣ Flor do Natal - contém uma seiva leitosa com propriedades irritantes. Quando o animal ingere esta planta ou quando as suas mucosas entram em contacto com a flor, podem surgir lesões irritantes no sistema gastrointestinal ou, ainda, sintomas oculares.

PetWe., no melhor interesse do seu animal.

Siga-nos no Instagram e fique a par de todas as novidades! @petwe_pt